top of page
Buscar
Foto do escritorEduardo Pura Pesca Monteiro

Pousada Itapará, conforto, praticidade e peixe grande.



Acredito que essa tenha sido a quarta vez que fui até a pousada Itapará, uma pousada que tem uma história bem antiga com a pesca esportiva, iniciando com o saudoso Milton, que certamente foi uma pessoa de muita coragem em primeiro lugar, pois tocar uma pousada já é bem complexo, de pesca mais complexo ainda e pesca esportiva no meio da Amazônia... é só os loucos dão conta, e se você quiser por um grau amais nessa loucura, imagina fazer uma pista de pouso de asfalto com 1100 metros do lado da pousada, rsrsrsr, PAREI!



Com a capacidade para 30 pescadores porém operando normalmente com grupos de 18 a 24 essa pousada é uma das principais opções para grupos de pesca maiores, que querem além dos peixes um certo conforto, e um serviço de alto nível, pois ali eu sempre em todas as vezes que visitei encontrei um atendimento realmente diferenciado, seja pelos guias, pelas cozinheiras, atendentes, gerência e proprietários.




Por falar em proprietário, a pousada hoje é pertencente a dois sócios, o Renato e o Walter, dois caras nota 10 que sempre tive a oportunidade de conversar e que são dois apaixonados pela pesca esportiva, pela pousada e isso com toda certeza faz diferença, sim da pra perceber o tanto que são presentes, pois sempre um dos dois está na operação vivenciando o dia-dia, que faz toda diferença.


A pousada passou por uma reforma a poucos meses, onde foi feito a construção de uma área de refeições bem maior, com mesas amplas, sofás, e local para servir os pratos de café, almoço e jantar.



Para entender melhor sobre o rio Itapará, vou falar mais uma vez sobre a divisão desse rio em áreas, onde o rio foi dividido em 3 zonas de pesca, A<B<C, a pousada Itapará ficou com a área B, que são mais ou menos 100km de rio Exclusivo, com lagos, ressacas e estreitos, margens, enfim, um trecho gigantesco de pesca onde só os clientes da pousada terão acesso, e esse trecho é tão longo que os proprietários tiveram a ideia de fazer um posto avançado abaixo da pousada principal, para que os pescadores pudessem pescar na área de baixo da pousada com mais calma, lá eles chamaram de Redondo, pois na frente do posto avançado existe uma praia linda arredondada. Esse posto avançado tem capacidade para 10 pescadores, e tem todo serviço de internet, lavanderia, refeição. etc, igual da pousada principal.



A praticidade que eu citei no título desse post é justamente pela questão da facilidade de acesso que esse destino tem por causa de sua pista de pouso, feita receber os hóspedes, a pista própria (SWEO 1330) foi projetada para aviões de porte médio, asfaltada e com 1.100 metros de comprimento, Coordenadas: 00° 12' 32'' N / 061° 32' 43'' W. Essa pista evita que os clientes precisem fazer outro trecho fluvial ou rodoviário como é comum em muitos pacotes de pesca na Amazônia, ali o cliente chega em Manaus, e faz um voo de 1h10 até a pista da pousada, ou em alguns casos de clientes que tem seu avião próprio dependendo da autonomia pode voar de seu destino até a pousada, que possui também um hangar e quarto de hospedes para pilotos(verificar disponibilidade).



A pescaria nesse rio em todas as vezes que fui, independente da área que pesquei sempre foi muito boa, realmente é um rio cheio de troféus, e como costumo falar, um rio com DNA de peixe grande onde a qualquer momento podemos achar tucunarés de 80up com facilidade. Dessa fez tive um índice de dificuldade um pouco maior, na verdade esse ano de 2024 está sendo um ano difícil em praticamente todos os destinos que tive a oportunidade de gravar o Pura Pesca, pois com a seca, os rios estão bem abaixo do seu nível ideal e em vários rios o peixe está chocando nesses meses de outubro e novembro e lá não foi diferente, tivemos a oportunidade de ver vários ninhos dentro dos lagos, e peixes menos ativos por causa disso, porém mesmo com esse índice de dificuldade consegui fazer uma excelente pescaria 100% com iscas artificiais, pois vale ressaltar que na pousada é permitido o uso de isca branca, e que também vale ressaltar não percebi absolutamente nenhuma influência nisso na produtividade da pescaria de artificial, realmente zero, tive sim ataques na superfície surreais, principalmente quando fui pescar nos estreitos e no rio, pois nos lagos como os peixes estavam chocando a produtividade na superfície estava menor.


Nessa pescaria testei bastante uma isca que eu cismava que seria muito boa, que é a colher, sempre eu olhava ela nas minhas iscas antigas e dava uma vontade de levar para testar, e dessa vez levei e olha, que boa surpresa, ela fez belas capturas nos lagos, onde os peixes estava menos ativos, facilitando a pescaria da semana junto com os shads.




E falando em iscas de superfície, a isca de hélice foi a que deu mais resultado nessa pescaria, pescando no rio, margens e principalmente nos estreitos que são lugares lindos de pescar, que só o visual vale a pena, nem precisa pegar peixe, rsrsr, cada curva, cada praia, drop, árvores caídas, aff, esse rio é realmente formidável do início ao fim, e nessa pescaria tivemos a oportunidade de vivenciar um dos ataques mais lindos na superfície que já tive, na devassa 16 cor ararí, foi uma sequencia de pancadas de tirar o fôlego.



Momentos como esse certamente ficam marcados na cabeça do pescador, e são momentos como esse que fazem com que queremos voltar a esses rios, e hoje posso dizer a vocês que pescar em rios exclusivos como esses sim podem ajudar e muito na produtividade da pescaria pois a pressão de pesca tende a ser menor que rios da Amazônia onde todos podem adentrar e pescar. Mas claro só isso não dá a certeza de uma boa pescaria, temos a escolha da data, do material de pesca, das iscas que deve levar, e por ai vai, e aqui fica minha dica principal, se quiser conhecer esse destino, entre em contato conosco aqui da 80up, pode ter certeza que faremos o possível para você ir nesse lugar na hora certa e com todas as informações necessárias para poder ter uma ótima semana de pesca.


A janela de pesca do Itapará é bem parecida com a de outros rios de Roraima, onde começa a temporada em outubro e estende até março, e os melhores meses são na minha opinião de outubro a janeiro, podendo sim variar de ano a ano dependendo se aquele ano terá ou não la nina ou el nino.


Aqui vão mais algumas fotos dessa minha última semana na pousada Itapará que foi na segunda quinzena de novembro de 2024



Aqui vai também um vídeo sensacional feito pelo meu grande parceiro de barco e trabalho Thiago Pedreschi, nesse vídeo você vai entender o motivo de eu tanto pescar nesse rio.



Aqui vou deixar nosso contato da 80up para saber sobre vagas, valores, e disponibilidade da pousada Itapará, ressalto que já separei algumas datas para 2025 e 2026, então chame nossa equipe, e se tiver um grupo e quiser falar comigo, podem pedir meu contato pessoal pra equipe que eles vão te passar e bora pescar!


Se quiser saber todas as informações do pacote no Itapará clique nesse link https://www.80upamazon.com.br/rio-itapara


Para reservas chame o atendimento 80up http://wa.me/5591984072916



253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page